Sabe aquela sensação acolhedora que você experimenta quando entra em determinados locais? Já parou para pensar que essa sensação pode estar diretamente relacionada à iluminação?
Nós, seres humanos, possuímos milhares de células em nosso corpo que seguem um ritmo constante em nosso organismo. Um desses ritmos, o chamado ciclo circadiano, é uma variação que ocorre em nosso corpo ao longo de um dia.
O ciclo circadiano representa o ciclo biológico de 24 horas que regula diversas atividades dos seres vivos, incluindo o sono. Ele desempenha um papel fundamental no ajuste do nosso relógio biológico, que nos faz entender, de maneira cronológica, quando é hora de descansar, liberando melatonina, o hormônio do sono, ao anoitecer, e cortisol, para nos despertar, ao amanhecer.
Esse ‘relógio’ biológico está intrinsecamente ligado à luz natural, que funciona como sua referência. Portanto, ao anoitecer, quando nosso corpo começa a se preparar para dormir, a luz natural desaparece.
A iluminação natural regula nosso ciclo circadiano, mas e a iluminação artificial?
Quando falamos sobre iluminação artificial, há inúmeras opções e considerações a serem feitas. Uma característica que tem um impacto direto em nosso bem-estar é a temperatura de cor. Esta temperatura de cor está relacionada com a forma como nosso corpo entende e regula esse relógio biológico por meio da luz natural. O sol emite luz com uma temperatura de cor mais amarela, e nosso organismo está adaptado a essa tonalidade. Logo, as luzes artificiais que fogem da temperatura de cor da luz natural podem causar desconforto, mesmo que de forma inconsciente.
A temperatura de cor é uma característica definida pela aparência da cor quando emitida por uma fonte de luz, medida em Kelvin (K). É importante ressaltar que a temperatura de cor se refere à percepção visual da luz e não à temperatura física real. Ela varia geralmente de menos de 3000K a mais de 5000K.
Cada tonalidade de luz tem seu uso adequado. A luz quente, com temperatura de cor abaixo de 3300K, emite uma tonalidade amarelada, criando uma atmosfera acolhedora. Por outro lado, a luz neutra (entre 3300K e 5300K) emite uma tonalidade mais branca e é geralmente usada em ambientes onde se busca animosidade e, consequentemente, aumento de rendimento dos usuários. É indicada para locais que requerem mais foco.
A luz fria, com temperatura de cor a partir de 5300K, possui uma tonalidade mais azulada e é usada em espaços extremamente estimulantes e que demandam atenção extrema. No entanto, é praticamente proibida em interiores residenciais, pois afeta a saúde dos usuários, compromete a estética do ambiente e não proporciona conforto aos ocupantes.
Compreendendo a importância do ciclo circadiano e como a iluminação adequada afeta esteticamente nossos projetos, em nosso escritório, contamos com a expertise em lighting design, que nos ajuda a entender as necessidades específicas de cada cliente, sua rotina, gostos e particularidades. Dessa forma, criamos projetos personalizados de iluminação que maximizam o conforto e o visual dos interiores.
Para enriquecer nossos projetos luminotécnicos e realçar ainda mais os interiores de nossos novos empreendimentos, estabelecemos uma parceria com uma loja especializada em iluminação, a Soluz Iluminação, localizada na Asa Sul, Brasília – DF, SCLS 110 Bloco ‘B’, Loja 05.
A Soluz apresenta atualmente um novo showroom, cuidadosamente projetado para proporcionar uma visualização mais abrangente de suas luminárias. Além disso, eles têm uma área dedicada ao atendimento de projetos, oferecendo um ambiente planejado para destacar os efeitos da iluminação. Aqui, você pode compreender a diferença na temperatura de cor e explorar cuidadosamente a potência das lâmpadas, perfis de LED e peças técnicas e decorativas, disponíveis em diversas cores, formas e acabamentos.
Acreditamos que um projeto luminotécnico vai muito além de simplesmente iluminar um espaço. Ele potencializa o conforto dos usuários e permite a criação de diversas atmosferas. De forma simplificada, escolhemos cuidadosamente produtos técnicos, como spots, perfis, plafons e painéis, para ajustar a iluminação de acordo com as necessidades de cada cliente.
Por outro lado, peças decorativas, como pendentes, arandelas, balizadores e abajures, acrescentam um toque de acolhimento, estética e personalidade aos ambientes.
Se você deseja explorar o vasto universo da iluminação, fale conosco. Será um prazer ajudá-lo a tornar sua residência ainda mais bonita e funcional.